Produção Audiovisual: qual o limite para alterações no pedido?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Todo profissional da área de comunicação e arte sofre do mesmo pesadelo: as alterações no pedido. Se você trabalha nesse segmento, mais cedo ou mais tarde algum cliente pedirá alterações no conteúdo produzido por você e isso pode tirar o sono, irritar e incomodar.

Quem trabalha com produção audiovisual é capaz de entender a quantidade de trabalho que um simples vídeo demanda. São horas de criação que exigem criação de roteiro, pré-produção, captação, montagem, edição, inserção de trilha e uma série de outras particularidades técnicas. Receber um pedido de alteração é frustrante para um profissional.

Do outro lado da moeda nós temos os clientes, responsáveis pelo pedido e objetivos quanto ao conteúdo que desejam receber da produtora. Quando o pedido é feito, a produtora cobra um determinado preço e as edições custarão mais caro para o cliente. Entretanto, há alterações que precisam ser feitas. Como chegar a um acordo dentro dessa relação?

  • Diálogo

Sabe aquele ditado que diz que o combinado nunca sai caro? Ele se aplica a diversas situações, embora algumas delas não se encaixem dentro do trabalho de produção audiovisual. Quando uma empresa deseja realizar um pedido, é primordial que ela se comunique de maneira clara com a produtora responsável pelo trabalho. Entretanto, nem sempre a comunicação flui e é nessa hora que surgem os pedidos de alteração.

  • Controvérsias

É preciso entender que ambos os lados possuem razão, por mais que isso pareça improvável. Apenas um profissional especializado em produção audiovisual pode determinar quais serão os melhores caminhos para um conteúdo durante sua criação. Entretanto, é a empresa que fez o pedido que entende sobre demanda comercial e domina a linguagem que o público alvo compreende. Tendo isso em vista, qual a solução?

  • Criação

O grande erro de ambos os lados durante a criação do produto é a falta de feedback. O processo de criação audiovisual é longo, demorado e exige horas de trabalho para alcançar a ideia que o cliente passou para a produtora. Contudo, muitas produtoras não se comunicam com os clientes durante o processo de criação, deixando a empresa distante do passo a passo na criação do conteúdo. Da mesma forma, há empresas que delegam o serviço e não checam o andamento do serviço. O melhor caminho é chegar a um acordo e se comunicar, trocando informações quanto ao que se espera da produtora ainda no período de pré produção.

É crucial que clientes e produtoras conversem entre si para chegar em um acordo positivo para ambos. E se você está em busca de uma produtora que prioriza a comunicação e propõe os melhores caminhos durante o processo para evitar contratempos, você está no lugar certo.

Aqui na Sim Filmes você encontra profissionais especializados em criar videos animados, comerciais e institucionais. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossa empresa. Estamos te esperando com os melhores profissionais da área.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×